Prefeitura de Belo Jardim divulga o balanço das principais ações realizadas pela Secretaria de Agricultura em 2022

publicado: 03/01/2023 20h05,
última modificação: 03/01/2023 20h05

Dando continuidade a apresentação do balanço das ações realizadas em 2022, a Prefeitura de Belo Jardim, divulgou nesta terça-feira (03), as atividades da Secretaria de Agricultura. Em mais um ano de trabalho e prestação de serviço à população, a pasta executou diversas ações, com destaque para os serviços realizados na zona rural com a recuperação de 85 estradas, 209 terras aradas, entrega de 18 títulos de posse de terra aos assentados do sítio Ouro II e o cadastro de 400 agricultores no Garantia Safra 2022/2023.

A secretaria também deu suporte aos agricultores que se cadastraram no programa CNH Rural, do Governo do Estado e aos bairros, sítios e comunidades que sofrem com a falta de abastecimento de água pelos órgãos competentes. No total, foram 1780 famílias atendidas garantindo esse bem essencial para a sobrevivência humana. Também foram realizados o cadastramento dos carroceiros para organização do trânsito e para fornecimento de orientações sobre a saúde e cuidados com os animais.

No Abatedouro Municipal, houve a entrega de fardamentos novos e EPIs, a construção da estação de tratamento e guarda-corpo, e a regularização da Guia de Trânsito Animal (GTA). Nas feiras livres, a pasta realizou o cadastro dos feirantes, implantou a cobrança tributária dos feirantes através de tablets e fez a aquisição de banheiros químicos nas feiras de bairro. A Clínica Veterinária Municipal Vitória-Brenda também se destacou com a execução de 1500 castrações, garantindo saúde e bem-estar para os animais.

Em 2022, a Defesa Civil também teve uma atuação forte. Um dos trabalhos intensificados pelo órgão foram as vistorias e mapeamento dos pontos de riscos do município e o reconhecimento como uma das Defesas Civis do estado mais atuantes. A secretaria também fez a aquisição de patrulha mecanizada com patrol, retroescavadeira, pá carregadeira e caçamba; e garantiu a certificação para os servidores que operam máquinas pesadas.