Gilvandro Estrela de Oliveira, é filho de Francisco Estrela de Oliveira (Tobias Estrela) e Maria Antônia de Jesus (Dona Chicolina Estrela), ambos in memoriam, e  natural de Sousa – Paraíba, onde deu início aos seus estudos e participou da vida estudantil da cidade. Aportando em Pernambuco desde 1976, fixou residência em Recife, quando concluiu o ensino médio em 1978 e fez vestibular em Direito optando para cursar a faculdade em Caruaru e no mesmo período, ou seja, em 1979 veio residir efetivamente em Belo Jardim.

Após a conclusão do curso de direito no ano de 1983, para enriquecer ainda mais sua formação acadêmica, cursou Geografia na cidade de Arcoverde, tendo concluído o curso em 1984. Neste mesmo ano casou-se com a Belo-jardinense Sra. Márcia Cristina Feitosa de Oliveira, quando constituiu sua família composta por 03 filhos: Karoline Feitosa Estrela, Kennedy Feitosa Estrela e Francisco Estrela de Oliveira Neto. É avô de Miguel Estrela, hoje com 08 anos e Marina Estrela, hoje com 1 ano e 2 meses.

Na trajetória profissional se destacou como advogado principalmente na área criminal, realizando mais de 200 juris gratuitamente, quando exerceu esta profissão na Cidade de São Bento do Una e Belo Jardim. Foi juiz Classista na Vara do Trabalho e juiz conciliador do juizado cível e criminal da Comarca do nosso Município.  Notabilizou-se como grande defensor público tendo uma brilhante atuação nas Comarcas de São Caetano, Caruaru, Tacaimbó, São Bento do Una, Lajedo, Poção, Pesqueira e Belo Jardim. Paralelamente com muita eficiência ingressou no ramo da educação como professor de geografia nas Escolas Estaduais Frei Cassiano Comacchio, Professor Donino e Maria Galvão. Seu trabalho para o Município foi tão reconhecido pelos Vereadores que no ano de 1993 na gestão do saudoso Euno Andrade da Silva foi contemplado com o Título de Cidadão Belo-jardinense.

Mesmo exercendo duas profissões tão complexas voltadas ao público, sonhava em ingressar na vida política, quando se candidatou pela primeira vez nas eleições de 2008, sendo eleito com uma quantidade expressiva de votos para a legislatura 2009/2012. Se destacando na vida política, foi reeleito para a Legislatura 2013/2016, quando por maioria absoluta dos votos foi aclamado Presidente deste Poder para o biênio 2015/2016, se destacando como um dos maiores Presidentes da Câmara Municipal, não só politicamente, como administrativamente. É público e notório o trabalho deste grande político. Em apenas 02 anos como Presidente da Câmara Municipal, realizou grandes obras que irão ficar marcadas nas páginas da história legislativa do Município, a exemplo da realização do primeiro concurso público, grande reforma no anexo administrativo, implantação do estacionamento privativo da Câmara, construção da cisterna que beneficia não só a Câmara Municipal como também os barraqueiros instalados na Praça Amélia Soares Paes, aquisição de móveis, equipamentos de informática, instalação de câmeras de segurança, aquisição de veículo e motocicleta, doando dois automóveis para a Secretaria de Ação Social e o Conselho Tutelar, além de uma moto para a Secretaria de Obras. Conservou com tanta dedicação a Praça Amélia Soares Paes (Praça da Câmara), adotando-a extraoficialmente. Concedeu ainda capacitação para todos os funcionários, incluindo até os efetivos que tomaram posse. Compulsivo por limpeza e organização, constantemente renova a pintura e manutenção dos prédios. Reconhecendo cidadãos que contribuem para o engrandecimento de nossa terra, foi autor de dezenas de projetos de Decreto Legislativo concedendo títulos honoríficos de cidadãos e empreendedores belo-jardinenses.  Dr. Gilvandro foi laureado como amigo das letras através da Academia Belo-jardinense de Letras e Artes. Foi Presidente da OAB local por várias vezes, tendo construído sua sede e foi Presidente do Rotary Clube.

Em 2016, foi novamente eleito Vereador pelo PV – Partido Verde e, ao tomar posse no dia 1º de Janeiro de 2017, foi reeleito Presidente do Poder Legislativo na Casa Custódio Ferreira Mergulhão.

No ano de 2017, após a cassação do ex-prefeito João Mendonça Bezerra Jatobá, Gilvandro Estrela se tornou prefeito interino durante três meses, onde regularizou as contas públicas do município e realizou diversas ações marcando assim a sua gestão dando a possibilidade de candidatar-se a prefeito na eleição de 2020 pelo partido dos Democratas(25), onde ele se consagrou o prefeito mais votado da história de Belo Jardim, com 22.145 votos.

Esse é, portanto, o perfil do advogado do povo, sendo metade da Paraíba de origem e outra metade Pernambucana, onde fez a doação do seu coração, da sua amizade e do seu sangue para Belo Jardim.