Vacina contra a febre amarela está disponível em Belo Jardim

publicado: 24/01/2018 11h59,
última modificação: 29/01/2018 12h15

A Prefeitura de Belo Jardim, através da Secretaria de Saúde, diante da crescente demanda de vacinas contra a febre amarela, informa que a imunização deve ser realizada apenas em pessoas que estejam com viagens marcadas para áreas de risco. O estado de Pernambuco não é considerado área de risco por tem nenhum caso da doença confirmado, segundo o Ministério da Saúde.

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda e é transmitida somente pela picada do mosquito infectado, de progressão rápida e que pode levar a óbito. A imunização é feita através de vacina em dose única. Na rede municipal de saúde, a aplicação da vacina está centralizada no Posto de Vacinação Severina Parteira. Desde o dia 1° de janeiro, 167 doses foram ministradas.

“Como não temos registro de casos em Pernambuco, o Ministério da Saúde está enviando as doses de forma fracionada. O frasco ampola da febre amarela tem 10 doses. Não podemos abrir uma ampola para imunizar apenas uma pessoa e descartar 9 doses”, explica a coordenadora municipal do Programa Nacional de Imunização (PNI), Adilânia Cordeiro.

Para receber a vacina, as pessoas precisam apresentar o Cartão Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), cópia comprovante de viagem, que pode ser a passagem com a data de embarque, e um documento de identificação. As pessoas que irão viajar terão prioridade de atendimento de acordo com a data de embarque. A vacina deve ser aplicada com 10 dias antes da viagem.

Podem ser imunizados pessoas de nove meses a 59 anos que moram ou viajarão para as áreas de risco. Existem restrições em relação à imunização. As pessoas que solicitarem a vacina serão avaliadas pelas enfermeiras.

Vacinação:

Local: Posto de Vacinação Severina Parteira

Endereço: Rua Tereza Augusta Maciel, sem número, Bairro Boa Vista. (Ao lado do Hospital Júlio Alves de Lira).

Atendimento:  7h30 às 12h e das 14h às 17h.