A Prefeitura de Belo Jardim, por meio da Secretaria de Saúde, está nos ajustes finais para entregar a população uma ala exclusiva para pacientes do novo coronavírus dentro da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA 24h) da cidade.
Desde dezembro de 2020, o espaço destinado aos pacientes de Covid-19 na unidade de saúde estava desativado, mesmo sem a pandemia ter acabado. A Secretaria de Saúde já estava se organizando para abrir um espaço adequado para receber esta demanda, quando precisou agilizar o processo, diante do aumento de casos em Belo Jardim e da falta de leitos em Pernambuco.
“Estamos lutando contra um vírus silencioso e grave. Por isso, queremos oferecer um atendimento mais especializado e cuidadoso para estes casos”, disse a secretária de Saúde, Aline Cordeiro.
A ala Covid vai contar com 12 leitos e uma sala vermelha, equipada com monitor, respirador, bomba de infusão, medicamentos, dentre outros equipamentos. Recentemente, a pedido do prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela e por intermédio do o ex-ministro da Educação, Mendonça Filho, Belo Jardim foi contemplada pelo Ministério da Saúde com dois novos respiradores, que vão auxiliar diretamente no cuidado com os pacientes infectados por Covid-19, garantindo a ventilação pulmonar até a finalização da transferência do paciente para unidades de referência.