UBS’s reabrem com atendimento ao público e campanha do Janeiro Branco

publicado: 13/01/2021 10h06,
última modificação: 13/01/2021 10h06

Após passar um período com as atividades suspensas, as Unidades Básicas de Saúde – UBS’s voltaram a atender à população belo-jardinense. E durante todo o mês, as equipes das 23 unidades, urbanas e rurais, vão trabalhar com a comunidade o Janeiro Branco. A campanha tem o objetivo de chamar atenção para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional e que ficaram tão latentes diante da pandemia.

Diante do crescente número de pessoas que têm desenvolvido depressão, ansiedade e síndromes do pânico, é cada vez mais urgente o diálogo sobre o assunto. “Tratar sobre essa temática é fundamental. A pandemia isolou as pessoas, mudou suas vidas, levantou dúvidas e incertezas e a população vem sofrendo com isso, sobretudo no aspecto biopsicossocial na estrutura familiar”, relatou a Coordenadora da Atenção Básica, Janailma Souza.

Além de palestras e orientações quanto ao tema, as UBS’s voltaram a oferecer seus diversos serviços, como puericultura, curativos, vacinação, retirada de ponto, consulta de enfermagem, puerpério, coleta para exames laboratoriais (hemograma, sumário de urina e citologia) e entrega de medicamentos com prescrição médica, a exemplo dos hipertensivos e para diabetes, além de polivitamínicos, dipirona e paracetamol.

Divulgação/Ascom

As unidades ainda fazem o acolhimento da saúde da mulher gestante ou lactante, da saúde reprodutiva e familiar, inclusive com visitas domiciliares. “A reabertura das UBS’s além de desafogar a UPA 24h e o HJAL, vai poder direcionar e acompanhar melhor o atendimento de saúde para a comunidade”, afirmou a secretária de saúde, Aline Cordeiro. As equipes estão formadas e as que entraram no quadro recentemente estão passando por capacitação. Todos os serviços estão disponíveis das 07h30 às 16h.