Sedec apresenta levantamento de ações realizadas em 2022

publicado: 09/01/2023 11h22,
última modificação: 09/01/2023 11h22

A Prefeitura de Belo Jardim, por meio da Secretaria de Defesa Cidadã (Sedec), realizou um levantamento de atividades executadas no ano de 2022. Dentre elas, foram as mais de 152 placas de sinalização implantadas em toda cidade, mudança no fluxo viário em mais de nove ruas, implantação e revitalização de mais de 35 faixas de pedestres, além da entrega mensal de cestas básicas para mais de 500 mototaxistas cadastrados.

No transporte, o secretário da Sedec, Fábio Souza, informou que houve a regularização de 18 novos taxistas, o recadastramento de todos os profissionais e pela primeira vez os 147 táxis receberam adesivação exclusiva e totalmente gratuita. “Estamos buscando organizar a casa, estudando e implementando formas de assegurar a vida do cidadão e seus bens. Deixando também o trânsito mais fluido e responsável. Algumas ações que realizamos esse ano foram a inclusão dos taxistas regularizados no programa do Benefício Emergencial, no qual foram contemplados com seis parcelas de R$ 1.000,00. Outra ação importante no transporte é a fiscalização contínua de todos os pontos de táxis, para garantir a prioridade de estacionamento dos taxistas”, disse o secretário.

Também no trânsito, houve a criação de dois novos binários, que consiste em transformar vias paralelas e próximas, de mão dupla, em vias de sentido único, que contribui no melhor uso do espaço da via e na diminuição de conflitos entre veículos, pedestres e ciclistas; houve a requalificação dos conjuntos semafóricos da cidade, adequando a programação dos tempos conforme os fluxos viários e melhor localização dos semáforos na via para otimizar a captação dos fluxos viários; a revitalização de pintura de mais de 83 redutores de velocidade (lombadas); implantação de divisórias de pistas em diversas ruas;

Em sua fala, Souza tratou sobre a segurança. “Temos realizado rondas frequentes na zona urbana e na zona rural, como em Serra do Vento. Também podemos destacar o aumento da cota do Programa de Jornada Extra de Segurança (PJEs) do convênio com a Polícia Militar, o que possibilita um policiamento contínuo nas principais ruas da cidade”

E continuou. “Estamos trabalhando em parceria com os entes de segurança do município, em especial com 15º BPM, no qual obtivemos uma redução de 16% dos índices de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) Geral (roubos) e a redução foi ainda maior quando consideramos apenas o roubo de veículos: 58% dos CVPs Veicular. Cabe destacar que se considerarmos os índices do centro da cidade a redução foi 87% no CVP Veicular”.

“Todas essas ações visam proporcionar uma mobilidade urbana mais eficiente nas ruas centrais da cidade, garantindo aos cidadãos mais segurança e melhor fluidez no trânsito”, finalizou o secretário.