Secretaria de Saúde promove segundo fórum da linha de cuidado com a saúde da gestante

publicado: 18/04/2018 10h51,
última modificação: 20/04/2018 09h15

Nesta quarta-feira (18), a Secretaria de Saúde de Belo Jardim realizou o segundo fórum sobre cuidados com a saúde da gestante, com o tema “Pactuação do Protocolo de Pré-natal na Atenção Básica”. O fórum aconteceu no auditório da Secretaria de Assistência Social, e contou com a participação de enfermeiras e médicos que atuam na Estratégia de Saúde da Família (ESF).

O fórum foi ministrado pelo médico especialista em medicina e comunidade e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Centro Acadêmico do Agreste, em Caruaru, Dr. Isaías Souza.

A proposta da construção do protocolo de pré-natal é criar uma rede de proteção às mulheres e às crianças do município, a partir de um diálogo multiprofissional com os médicos e enfermeiros da ESF. No protocolo, serão observadas a frequência de consultas, exames complementares, classificação de risco gestacional e orientações relacionadas ao cuidado gestacional, como ganho de peso, atividade física, alterações fisiológicas, direitos assistenciais, entre outros.

“A construção do protocolo será um marco legal de responsabilização assistencial na Atenção Básica de Saúde. A partir do protocolo serão produzidos fluxos de atendimentos que irão a linha de cuidado as gestantes do município”, explica o médico Isaías Souza.