Secretaria de Saúde de Belo Jardim orienta sobre fluxo na hora de buscar atendimento; confira

publicado: 07/01/2022 15h55,
última modificação: 07/01/2022 15h58

Devido ao aumento no número de atendimentos na UPA 24h , a Secretaria de Saúde de Belo Jardim, buscando melhorar e agilizar o atendimento à população, esclarece que é importante os belo-jardinenses seguirem o fluxo preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na hora de procurar atendimento médico.

Em caso de sintomas gripais leves, as pessoas devem buscar atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. Atualmente, Belo Jardim conta com UBS, distribuídas nas áreas urbana e rural, incluindo o PACS (Programa de Agentes Comunitários de Saúde).

Em caso de apresentar sinais de gravidade, como: falta de ar, não conseguir comer ou beber, cansaço extremo ou incapacidade e febre por mais de três dias; ou fatores de risco: grávidas, idosos, bebês, pessoas com doenças cardíaca ou pulmonar, é importante buscar atendimento de urgência e emergência, ou seja, procurar a UPA 24h.

“O que pedimos a população é que os cuidados permaneçam os mesmos, tanto para Covid-19 quanto para Influenza, pois eles são essenciais, neste momento, para manter o controle. A secretaria de Saúde vem fazendo a parte dela quanto a profissionais capacitados, orientações e vacinação, mas a população também precisa ter ciência que é um trabalho de mão dupla e que ela precisa fazer a parte dela”, disse a secretária de Saúde de Belo Jardim, Aline Cordeiro.

Os cuidados em que ela se refere são: utilizar máscara, evitar aglomerações, evitar abraços e aperto de mãos, usar o braço para tossir ou espirrar, lavar as mãos frequentemente, não compartilhar objetos e isolar-se quando houver sintomas de gripe.

Atualmente, Belo Jardim registra 4.504 casos confirmados da Covid-19, com 131 óbitos e três casos confirmados da Influenza A, subtipo H3N2.