Secretaria de Saúde alerta para aumento dos casos de covid-19. UBSs continuam com testagem

publicado: 03/06/2022 17h04,
última modificação: 03/06/2022 17h07

O serviço de monitoramento da covid-19 em Belo Jardim continua atuante. Nos últimos dias, a Secretaria de Saúde, através da Vigilância em Saúde, contastou um aumento significativo dos casos. Até esta sexta-feira (03), o município está com 48 casos ativos. Entre as pessoas acometidas pela infecção do novo coronavírus estão as assintomáticas, ou seja, não necessariamente sentem sintomas da doença.

As pessoas estão voltando ao convívio normal, deixando de usar máscara e álcool em gel, se aglomerando, e esses são alguns dos fatores que contribuem para essa situação. Vale se atentar para a importância da dose de reforço da vacina contra a covid-19 e seguir as recomendações de saúde estabelecidas pelos orgãos competentes.

Ao apresentar qualquer sinal e/ou sintomas de covid-19, como tosse, dor de garganta, febre, falta de ar, perda de paladar ou olfato, é de extrema importância procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa para realização da testagem.

O coordenador da Vigilância em Saúde do município, Adriano Abrantes, reforça que todas as UBSs continuam realizando o teste rápido para covid-19. “Ele é importante para garantir a identificação dos casos positivos em tempo oportuno e seguir com o isolamento domiciliar como forma de diminuir a propagação do vírus e as subnotificações, através de dados epidemiológicos acompanhar a prevalência da doença no municipío, norteando assim, as estratégias/ações em saúde pública a serem ofertadas à população”, disse.

Reiteramos a obrigatoriedade do uso da máscara em ambientes abertos e fechados destinados a prestação de serviços de saúde; espaços fechados em escolas do ensino infantil (a partir dos 03 anos), fundamental e médio e no interior de veículo de transporte coletivo de passageiros, de acordo com o Decreto Municipal nº 25 de 20 de abril de 2022.