Secretaria de Agricultura e Adagro se reúnem para tratar do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) em Belo Jardim

publicado: 18/05/2023 13h30,
última modificação: 18/05/2023 13h30

Nesta quinta-feira (18), a Secretaria de Agricultura de Belo Jardim recebeu a visita de representantes da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco – Adagro, para falar sobre a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) no município, órgão responsável por inspecionar e fiscalizar a produção de produtos de origem animal nas agroindústrias.

O Serviço de Inspeção Municipal é o órgão responsável por garantir segurança alimentar e tem o objetivo de assegurar a qualidade sanitária dos produtos de origem animal como carnes, ovos, leite e mel que são produzidos em nosso município e que chegam até a mesa do consumidor. A implantação do serviço irá incentivar os produtores e tranquilizar os consumidores.

A reunião foi conduzida por Glenda Holanda, gerente estadual da Adagro que também é responsável pela inspeção municipal e pelos fiscais estaduais da Adagro, Fabrício Santos, de Garanhuns, e Siluana Ferreira, do Piauí. Eles apresentaram algumas orientações para melhorar a implantação do serviço, que já passou por estudos e pesquisas em campo para identificar problemas a serem resolvidos.

No encontro, a Secretaria de Agricultura foi representada pelo secretário Francisco das Chagas; pela veterinária, Anne Carolin; pelos fiscais sanitários da pasta, Julian Lopes e Thayse Monteiro; e pelo técnico agropecuário, Alcides Campos. O prefeito Gilvandro Estrela também marcou presença. Na próxima semana, eles irão se reunir com agricultores familiares e com representantes das agroindústrias de Belo Jardim para falar sobre o serviço, importância de se registrar e os benefícios que isso trará para os belo-jardinenses.