Projeto socioambiental da Prefeitura de Belo Jardim pode evitar o descarte de 50 toneladas/mês de materiais recicláveis

publicado: 25/04/2023 23h23,
última modificação: 26/04/2023 08h49

A Prefeitura de Belo Jardim deu início a uma ação socioambiental pioneira no município, que tem como objetivo final o descarte correto de materiais recicláveis, evitando assim a produção de mais lixo, além da geração com isso de novas oportunidades de trabalho e renda.

Dividido em etapas, o projeto Recicla Belo Jardim está em ativação desde dezembro do ano passado. Inicialmente, a ação mapeou e levantou, de forma inédita, os principais dados relativos à coleta de resíduos em Belo Jardim. E foi possível registrar, por exemplo, que de todos os resíduos descartados em meio ao lixo do município mensalmente, cerca de 50 toneladas são materiais recicláveis.

Esta iniciativa, quando executada de forma permanente, será determinante para aumentar a vida útil do aterro sanitário de Belo Jardim e reduzir a contaminação do meio ambiente, haja vista que vai possibilitar a reciclagem de muitos materiais que não mais precisarão serem aterrados no solo.

Mas não apenas. Trata-se de uma iniciativa importante de cunho socioambiental, uma vez que só nesta primeira etapa foram gerados 18 empregos diretos para pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social, a exemplo de pessoas apenadas. Além da distribuição de cestas básicas para essas pessoas mediante a produtividade no trabalho de separação dos resíduos.

Isto é, além da questão ambiental o projeto tem potencial de inclusão social, pois contribui para garantir ocupação e renda, uma vez que as pessoas envolvidas, em sua maioria, têm perfil que não possibilitaria absorção pelo mercado de trabalho comum.

O projeto em sua integralidade visa implementar a coleta seletiva com a separação do lixo antes da sua chegada ao aterro sanitário. Nesta primeira etapa, alguns dos materiais separados para reciclagem foram alumínio, ferro, papelão, garrafas de vidro, catemba, sacolas, calçados, vidros, entre outros.

A primeira etapa do Recicla Belo Jardim, de forma experimental, se deu por meio de acordo de cooperação técnica firmado entre a prefeitura e a empresa LU Reciclagem. Agora, a próxima etapa será a realização de um chamamento público para a contratação da empresa que ficará responsável por executar e desenvolver todo o projeto.

“Estamos implantando uma semente que vai dar frutos a médio e longo prazo para população e para o meio ambiente. Isso tem uma magnitude muito grande, é um projeto inédito que o governo do prefeito Gilvandro Estrela está executando na cidade”, finalizou o secretário Executivo de Meio Ambiente, Bruno Galvão.