Com o compromisso de revitalizar o município, a Prefeitura de Belo Jardim deu início, nesta quarta-feira (15), ao programa “Cidade Limpa, Povo Feliz”. O trabalho começou com a remoção de lixo acumulado nas nascentes do Rio Bitury, uma área que vinha sofrendo com o descarte irregular de resíduos. As ações seguirão por toda a cidade, incluindo a zona rural.
Além da limpeza, o programa busca conscientizar os moradores sobre atitudes sustentáveis e o descarte correto do lixo. Equipes da Secretaria de Infraestrutura orientarão a população nos bairros, compartilhando informações e dicas. Uma solução criativa é a reutilização de pneus velhos como vasos para jardinagem, que serão instalados em locais anteriormente usados como pontos de lixo, prevenindo descartes irregulares.
De acordo com Joedna Souza, secretária da pasta: “Mais do que apenas limpar, queremos transformar. Esse é apenas o início de um grande movimento para fazer de Belo Jardim um exemplo de responsabilidade ambiental. Contamos com a colaboração de todos os moradores para fazermos a diferença juntos”, destacou.
Os moradores que persistirem no descarte irregular de lixo estarão sujeitos a multas, conforme o artigo 349 da Lei nº 2103/2023 do Código de Obras do Município. Além disso, o projeto reforça o disposto no artigo 2º da Lei nº 12.305/2010, que proíbe o descarte de lixo em praias, rodovias, rios, ruas, praças e logradouros públicos. A fiscalização será intensificada para garantir o cumprimento dessas normas.