Prefeitura leva atendimento de saúde mental para zona rural de BJ com projeto ‘CAPS Mais Perto de Você’

publicado: 12/04/2023 12h42,
última modificação: 12/04/2023 12h42

De forma inédita, a Prefeitura de Belo Jardim, através da Secretaria de Saúde, está ofertando atendimentos de demanda psiquiátrica na zona rural do município, por meio do projeto “CAPS Mais Perto de Você”.

Com o objetivo de estender os serviços do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) para demais regiões e garantir o cuidado da saúde mental, a ação é composta por psiquiatra e equipe técnica, que realiza triagem do paciente e encaminha para o atendimento.

Toda primeira sexta-feira do mês, os atendimentos acontecem em uma localidade diferente. A primeira comunidade atendida foi o distrito de Serra do Vento, em março. Agora, em abril, os atendimentos acontecerão na Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito de Água Fria, nesta sexta-feira (14), a partir das 9h.

Os pacientes da região já acompanhados pelo CAPS II serão atendidos novamente, além de novos pacientes que serão triados pela equipe para receber os cuidados necessários. Além disso, o programa também realizará visitas domiciliares.

A ação representa um importante avanço para a saúde pública e saúde mental do município, demonstrando a preocupação da gestão municipal em promover a saúde integral da população, inclusive em áreas mais distantes.