Prefeitura discute adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos de agricultores de Belo Jardim

publicado: 30/05/2021 09h17,
última modificação: 30/05/2021 09h25

Em reunião, o Prefeito de Belo Jardim Gilvandro Estrela, o Secretário de Agricultura Francisco das Chagas, Alcides Campos e Roberto Siqueira, membros da Defesa Civil Municipal e a Diretora Executiva da Agricultura Sandra Freitas, receberam representantes do IPA- Instituto Agronômico de Pernambuco, o técnico agropecuário Claudemir e a veterinária Kaysa, para discutirem a adesão do município ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.

O programa tem duração de um ano, podendo ser renovado, com investimento total de cerca de R$ 100 mil na compra de alimentos dos agricultores do município.

Os produtos comprados deles serão distribuídos, inicialmente, para o hospital e para a Casa de Apoio, com custo zero para a cidade.

Em Belo Jardim, o programa existia desde 2014 e já beneficiou várias entidades sem fins lucrativos, mas havia cessado.

Por meio da retomada dessa iniciativa, agricultores contactados pelo IPA vendem seus produtos para órgãos públicos, e esses, por sua vez, atendem a população. O objetivo é garantir que os produtores tenham ajuda de custo para o plantio, gerando incentivo a agricultura familiar, além de contribuir para o enfrentamento da fome.