Prefeitura de BJ oferece citologia sem agendamento para prevenção do câncer do colo do útero

publicado: 09/03/2023 16h30,
última modificação: 10/03/2023 14h08

No mês de março, duas importantes campanhas de conscientização são celebradas: o Dia Internacional da Mulher e o Março Lilás, cujo objetivo é alertar sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer do colo do útero. Em Belo Jardim, a prefeitura está promovendo uma iniciativa para auxiliar na prevenção da doença: a coleta de citologia sem necessidade de agendamento prévio.

A ação está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Clínica Materno Infantil Conceição Moura, todas as quartas e sextas-feiras, das 7h30 às 15h. As mulheres podem comparecer na clínica, localizada na Rua Coronel Antônio Marinho, n° 335, bairro Ayrton Maciel, portando RG, CPF e cartão SUS. Especificamente no mês de março, não será necessário agendar.

Vale destacar que essa ação da Clínica Materno Infantil não influencia na realização deste exame nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que permanecem ofertando o serviço de forma regular de segunda a sexta-feira.

A coleta de citologia, também conhecida como exame de Papanicolau, é fundamental para a detecção precoce do câncer do colo do útero, que é um dos tipos de câncer mais comuns entre as mulheres. A doença pode ser prevenida e tratada com sucesso se diagnosticada no início, por isso a importância de realizar regularmente o exame de citologia.