Prefeitura de Belo Jardim tem intensificado combate ao Aedes Aegypti

publicado: 23/11/2017 12h09,
última modificação: 24/11/2017 12h25

A Prefeitura de Belo Jardim, por meio da Secretaria de Saúde, tem intensificado o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor das arboviroses Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Estão sendo desenvolvidas ações que incluem a limpeza urbana, a visitação de agentes de endemias a residências e uso de produtos que impedem a proliferação do mosquito.

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Márcio Moretti, mutirões de combate ao mosquito foram realizados em alguns bairros da cidade e nos cemitérios da zona urbana. “A nossa atenção é para pontos onde o mosquito pode se multiplicar de forma rápida. Estivemos limpando os cemitérios, retirando vasos e outros objetos que possam acumular água e serem ambientes perfeitos para criação do mosquito. Nos bairros, retiramos lixo, pneus e descartáveis que acumulam água”, explica.

Outra ação que está sendo desenvolvida pela prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, é a limpeza do canal do Rio Bitury, que corta o município. “Começamos com a retirada do mato, entulhos e até móveis que estavam no canal. Usamos produtos que dificultam a proliferação do mosquito. A primeira fase da limpeza inclui 3 quilômetros de canal, do Bairro Santo Antônio até o Parque do Bambu”, explica o secretário de Obras, José Genilson.

Os agentes de endemias intensificaram as visitas às residências e estão colocando, nos reservatórios de água, produtos que impedem o surgimento de novas larvas. “A população precisa fazer a parte dela. Tem que ficar de olho em reservatórios abertos, objetos que possam acumular água em casa e na vizinhança. A luta contra o mosquito é de todos. Se cada um cuidar da sua parte, teremos menos pessoas doentes”, explica Moretti.