Prefeitura de Belo Jardim realiza o lançamento do Núcleo de Cidadania para Adolescentes (NUCA) visando a conquista do Selo UNICEF

publicado: 10/02/2022 19h45,
última modificação: 10/02/2022 19h46

Nesta quinta-feira (10), foi realizada a implantação do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), que é uma das etapas fundamentais para a conquista do Selo UNICEF para o município de Belo Jardim. A solenidade aconteceu na sede do CREAS, no bairro Ayrton Maciel, e contou com a presença do prefeito Gilvandro Estrela, secretários, servidores municipais e adolescentes que se inscreveram no núcleo.

Na ocasião, foi apresentada a importância do NUCA, o qual será desenvolvido através de um trabalho intersetorial das secretarias de Juventude e Assistência Social. O objetivo é desenvolver uma série de ações que atendem a oito dos 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são um apelo universal da Organização das Nações Unidas (ONU) à ação para acabar com a pobreza, proteger o planeta e assegurar que todas as pessoas tenham paz e prosperidade.

Além de Belo Jardim, outros 2.022 municípios de 18 estados iniciaram o processo de certificação do Selo UNICEF – Edição 2021-2024. Conferido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, o Selo UNIFEC reconhece as cidades que estabelecem políticas públicas eficientes para o bom desenvolvimento de crianças e adolescentes que vivem nas regiões da Amazônia e do Semiárido Nordestino.

Os encontros do NUCA acontecerão todas às quartas-feiras, das 14h às 16h, na sede da Secretaria de Juventude, localizada na Rua Pe Pedro Paes, nº 64, Centro (próximo ao ponto de lotação de Caruaru). Os participantes do núcleo que também são inscritos no serviço de convivência terão a disponibilidade de transporte em todas as reuniões, saindo do CRAS. As atividades com os adolescentes estarão sob o comando do mobilizador Jonas Gustavo.

Neste primeiro momento do núcleo, os adolescentes inscritos receberam blusas, kits com presentes e prestigiaram a apresentação do grupo de capoeira Cordão de Ouro e da cantora Alexsia Morenato. O momento foi encerrado com um coffee break para todos os participantes.