Prefeitura de Belo Jardim reabre Memorial da Estação Cultura Nelson Ramalho após requalificação com entrega de 25 certificados de Memória Viva

publicado: 17/12/2021 08h41,
última modificação: 17/12/2021 08h41

Nesta quinta-feira (16), a Prefeitura de Belo Jardim, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Esportes e Empreendedorismo, entregou à população o Memorial da Estação Cultura Nelson Ramalho, que esteve fechado durante um tempo para uma requalificação. Para a ocasião, a pasta também entregou os certificados de Memória Viva a 25 entidades culturais e pessoas físicas que contribuíram para o desenvolvimento da cultura no município.

O prefeito Gilvandro Estrela falou sobre a reabertura do equipamento cultural que resgata a cultura local e destacou a importância desse reconhecimento para essas pessoas e entidades que desenvolvem a cultura no município. “A estação estava precisando de uma requalificação digna. Esse lugar tem uma importância muito grande para Belo Jardim, pois as peças aqui encontradas contam um pouco da história da nossa cidade. Esse investimento que está sendo feito na cultura local enriquece as raízes do povo em todos os âmbitos”, enfatizou o prefeito Estrela.

A reabertura do Memorial da Estação Cultura Nelson Ramalho é um ato de grande importância para o município, visto que lá existe um acervo cultural e histórico muito rico sobre Belo Jardim. Na solenidade de reabertura, houve a cerimônia para entrega dos certificados de Memória Viva referentes ao edital nº 001 da Lei Adir Blanc 2021, que se tornou um marco na história do município visto que é a primeira vez que entidades culturais e pessoas físicas recebem o reconhecimento do seu trabalho desenvolvido na cultura local.

A secretária de Cultura Cândida Moreira, falou sobre a importância desse momento depois das dificuldades enfrentadas no decorrer do ano. “Estamos consagrando aqui todo o nosso trabalho desse ano, que não foi fácil, mas vencemos. Vamos começar o ano de 2022 com outra cara, é nítido o bem que a gestão está fazendo para Belo Jardim e pedimos que a população nos apoie fazendo a sua parte; aqui na estação está tudo lindo e requalificado, mas para manter precisamos da ajuda de todos”, afirmou.

No total, 25 entidades culturais e pessoas físicas receberam o certificado e foram contempladas com um prêmio no valor de R$ 5 mil, que já foi depositado na conta dos beneficiados, totalizando R$ 125 mil injetados na cultura local. As personalidades contempladas foram: Jorge Brasiliano, Luzinete de Jesus, Grupo Cultural Boi da Gente, José Bertulino, Maria José de Oliveira, Sociedade Cultural Musical São Sebastião, Sociedade de Cultura Musical, Aparecida de Lima, Associação Vida Jovem de Capoeira, Idinaldo Fonseca, Sebastião Gomes, Academia Belo-jardinense de Letras e Artes, Miguel Fernandes, Forró Pé de Serra Chapéu de Couro, Márcio Francisco, Josefa da Conceição, Luiz Pereira, Associação dos Bacamarteiros de Santa Luzia, Luiza Maria da Silva, Maria do Carmo, Balbino de Almeida, Antônio Vieira, Engenho Serra do Vento, Francisco de Lima e Elaine do Nascimento.

Turismo – Na reabertura do equipamento cultural, também foi lançado o Programa de Turismo “Bora Pernambucar”, parceria com o Governo do Estado, que tem o objetivo de fomentar o turismo em Pernambuco. O lançamento contou com entregas do Passaporte Pernambuco, disponível na sede da secretaria e disponível para todos os belo-jardinenses.

O Passaporte Pernambuco inclui, inclusive, 14 pontos turísticos de Belo Jardim, sendo eles: trilhas e cachoeiras, engenhos, rampa de voo livre, Memorial Frei Damião, Santuário Nossa Sra. das Cabeças, Santuário Nossa Sra. Mão de Todos, Casarão de Arte Conceição Moura, Centro de Artesanato Tareco e Mariola, Estação Cultura Nelson Ramalho, Pedra do Caboclo, Parque do Bambú, Praça da Criança, Praça da Conceição, Parque Conceição Moura.

A diretora de Turismo, Janaína Ferreira, destacou a importância de trazer o “Bora Pernambucar” para a cidade. É uma conquista para o turismo de Belo Jardim poder cadastrar a cidade nesse programa de turismo que tem propagado as belezas do nosso estado. Belo Jardim nunca se destacou tanto como agora, estamos levando o nome da cidade para todas as partes, e agora, também com o nosso turismo. Estamos trabalhando dia e noite para trazer melhorias para a cidade”, enfatizou.