Prefeitura de Belo Jardim promove Mutirão de Citologia na UBS de Serra do Vento

publicado: 04/03/2024 12h25,
última modificação: 07/03/2024 12h28

Dando continuidade às ações do ‘Março Lilás’, mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de colo de útero, a Prefeitura de Belo Jardim convoca as mulheres de Serra do Vento para, no dia 15 de março, comparecer a Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito para participar de um Mutirão de Citologia, exame essencial para o rastreamento do câncer de colo de útero.

A citologia, também conhecida como exame de Papanicolau, é uma ferramenta importante na detecção precoce dessa doença que, quando diagnosticada em estágios iniciais, possui maiores chances de tratamento e cura.

As interessadas em participar deste mutirão e realizar o exame devem entrar em contato com a Agente Comunitária de Saúde da sua área ou dirigir-se à recepção da UBS para garantir um atendimento organizado e eficiente. Isso permitirá que o maior número possível de mulheres se beneficie da ação.

É importante destacar que, além do mutirão, a UBS de Serra do Vento realiza o exame de citologia diariamente. Para isso, basta fazer o agendamento prévio.

“A prevenção é um ato de amor-próprio e responsabilidade que pode salvar vidas. Este mutirão é uma das várias ações da gestão municipal para o Março Lilás, todas visando aumentar a conscientização sobre o câncer de colo de útero e destacar a importância da precaução. Você, mulher, não deixe de participar”, comentou a secretária de Saúde de Belo Jardim, Aline Cordeiro.