Prefeitura de Belo Jardim orienta pais ou responsáveis a agilizarem documentação exigida para vacinação de crianças contra Covid-19

publicado: 11/01/2022 12h47,
última modificação: 11/01/2022 12h47

A Secretaria de Saúde de Belo Jardim, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), está orientando os pais ou responsáveis a providenciarem o CPF e o Cartão SUS das crianças na faixa etária dos cinco aos 11 anos de idade. A documentação é exigida para a vacinação contra a Covid-19.

“O município ainda não recebeu as doses específicas para este público-alvo, mas acredita que o Ministério da Saúde enviará em breve os imunizantes e os pais já devem estar preparados”, adiantou a apoiadora do PNI Belo Jardim, Ayanne Cavalcante.

Para emitir o Cartão Nacional de Saúde (CNS), conhecido como “Cartão SUS”, é preciso comparecer à Central de Regulação, localizada na sede da Secretaria de Saúde, portando documento de identificação, CPF e comprovante de residência. Para as crianças, também é preciso levar a certidão de nascimento. O atendimento é de segunda à sexta, das 7h30 às 13h30, e a Secretaria de Saúde de Belo Jardim fica localizada na avenida Coronel Geminiano Maciel, 672 – Boa Vista.

O Cartão SUS é a forma oficial de identificação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O documento reúne informações dos pacientes da rede pública, possibilitando a criação do histórico de atendimento de cada cidadão, por meio do acesso às bases de dados dos sistemas que compõem esse histórico.

Para emissão do CPF é preciso comparecer à sede dos Correios ou ao Cartório de Registro. Os documentos necessários são: certidão de nascimento ou documento de identificação oficial com foto; documento de identificação oficial com foto do solicitante (pais, tutor, curador ou responsável pela guarda) e documento que comprove a tutela, curatela ou responsabilidade pela guarda.