Prefeitura de Belo Jardim marca início de Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza

publicado: 14/03/2024 13h04,
última modificação: 14/03/2024 13h04

A partir desta sexta-feira (15), a Prefeitura de Belo Jardim, por meio da Secretaria de Saúde, dará início à Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. A ação visa imunizar o público-alvo contra os diversos tipos de vírus influenza, contribuindo para a prevenção da gripe e suas complicações.

A imunização será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município até o dia 31 de maio e estará direcionada aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Esses grupos incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, gestantes e puérperas, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros, forças de segurança e salvamento, forças armadas, povos indígenas e pessoas em situação de rua.

Estes devem procurar uma UBS mais próxima e apresentar um documento de identificação, CPF ou cartão do SUS e o cartão de vacinação. Para determinados grupos, como trabalhadores de saúde, pessoas com comorbidades, caminhoneiros, professores, forças de segurança e salvamento, forças armadas e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, será necessário também um comprovante de pertencimento ao grupo prioritário.

O Dia D está agendado para o dia 13 de abril. “Para garantir a saúde e o bem-estar da nossa população, a vacinação contra a influenza é uma medida fundamental para prevenir a propagação da gripe e suas consequências. Por isso, convidamos a todos que se enquadram nos grupos prioritários a irem até a UBS mais próxima da sua casa e garantir a sua imunização”, destaca a secretária de Saúde de Belo Jardim, Aline Cordeiro.