As consultas com os especialistas são de forma on-line, com acompanhamento do médico da unidade de saúde
A Prefeitura de Belo Jardim, em parceria com o Estado de Pernambuco, está oferecendo consultas com especialistas do Hospital do Coração de São Paulo (HCOR), através do programa Assistência Médica Especializada na Região Nordeste do Brasil por meio de Telemedicina (Telenordeste). O médico ou enfermeiro da Unidade Básica de Saúde (UBS) do paciente irá fazer o agendamento, onde serão realizados os atendimentos de forma on-line, através de videoconferência, com especialistas de diversos serviços de saúde ofertados.
O Projeto TeleNordeste é uma iniciativa de telessaúde do Ministério da Saúde, realizada por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) nos estados do Nordeste. O projeto qualifica as equipes de Estratégia de Saúde da Família e promove um cuidado mais integral aos pacientes beneficiados, além de abreviar o tempo de espera para consultas e encurtar distâncias, reduzindo custos e riscos com o deslocamento dos usuários para os grandes centros.
A consulta acontece por meio de videoconferência, onde o paciente, com os médicos clínico geral e o especialista, discutirá sobre o caso de saúde, elaborando um plano de cuidado e tratamento após o diagnóstico concluído. Os especialistas incluem: psiquiatra, reumatologista, endocrinologista, ginecologista, neurologista, cardiologista e pediatra. O atendimento ocorre por horário marcado. Após o médico especializado no caso realizar a consulta, ele segue uma orientação para o médico e a enfermeira da unidade de saúde sobre como seguir a consulta deste paciente. No agendamento de cadastro, o paciente fica registrado e todos os atendimentos e prescrições ficam registrados no sistema. Para o paciente ter acesso, o especialista prescreve os medicamentos ou exames, que são repassados na unidade de saúde, fornecendo todo o auxílio ao paciente. Caso seja necessário um retorno ao médico especialista, ele irá informar e será agendado novamente.
“Essa ação é muito importante para nossa cidade e todo o estado, fazendo com que as filas de espera sejam diminuídas e as pessoas consigam se consultar de forma rápida e sem sair de casa. É um passo muito importante para a saúde dos belo-jardinenses”, disse a secretária executiva de Saúde, Adriane Maciel.