Prefeitura de Belo Jardim assina ordem de serviço para limpeza do Rio Bitury

publicado: 01/08/2023 08h38,
última modificação: 01/08/2023 08h38

Um passo importante e histórico foi feito nesta segunda-feira (31), pela Prefeitura de Belo Jardim através da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, a assinatura da ordem de serviço para limpeza do Rio Bitury, ação que resolverá um problema antigo da cidade e proporcionará qualidade de vida aos moradores.

“É uma conquista muito grande para Belo Jardim a limpeza desse canal. Entraram muitos gestores e nenhum deles fez uma ação efetiva que melhorasse a vida das pessoas que moram naquele entorno. Por isso, me sinto feliz e honrado em ser o gestor que está colocando essa ação em prática que não custará nada aos cofres públicos pois temos parceiros importantes que acreditam na nossa gestão e querem o melhor para o nosso povo”, afirmou o prefeito Gilvandro Estrela.

O Rio Bitury tem oito quilômetros de extensão e corta a cidade. Durante muitos anos, este ponto foi um problema recorrente, sendo um local insalubre que acumulava lixo, entulhos e animais mortos. A limpeza terá um metro de profundidade e três metros de largura, e resolverá o problema da incidência de muriçocas. Outro ponto positivo desta ação é que a água fluirá melhor e isso contribui diretamente com a preservação do meio ambiente.

A Secretaria de Assistência Social já iniciou visitas presenciais nas residências que cortam o canal para saber quais são os problemas que a população enfrenta e também para informá-los sobre a ação, avisando inclusive que o maquinário estará lá executando o trabalho e pedindo acesso quando necessário.

A obra foi viabilizada por meio de um chamamento público que foi aberto para qualquer empresa do município pudesse participar. A instituição classificada, o Grupo Moura, doou o serviço de limpeza e recuperação do Rio Bitury, trecho que corta a cidade de Belo Jardim, aproximadamente 8/km. O serviço será executado pela empresa Pernambuco Construtora que deverá concluir os trabalhos em até seis meses.

“A gestão Gilvandro Estrela sonha e através de muitas mãos consegue realizar benfeitorias para o povo de Belo Jardim. Estamos muito felizes em realizar a limpeza do canal, mas também aproveitamos este momento importante para pedir à população que preserve a limpeza que vamos fazer. Joguem lixo no lixo e coloquem o lixo na rua apenas nos dias e horários estabelecidos”, finalizou a secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Joedna Souza.