Prefeitura de Belo Jardim assina ordem de serviço para elaboração do projeto do novo hospital municipal

publicado: 12/01/2022 19h15,
última modificação: 12/01/2022 19h15

Foi assinada, nesta quarta-feira (12), a ordem de serviço da elaboração do projeto básico do futuro hospital municipal de Belo Jardim. O projeto está orçado em R$ 413 mil e a empresa vencedora da licitação tem um prazo de 120 dias para apresentar o esboço inicial da nova unidade de saúde.

“Estamos construindo uma nova história para Belo Jardim, um novo momento para a saúde desta cidade que passou anos sofrendo. Os belo-jardinenses merecem um novo hospital no porte que estamos planejando e que iremos executar. Agora, vamos em busca dos recursos para entregar este projeto à população o quanto antes”, disse o prefeito Gilvandro Estrela.

A empresa vencedora do processo licitatório nº 103/2021 foi a ADM Arquitetos Associação Ltda, representada durante a assinatura da ordem de serviço pelo arquiteto Marcos Germano, e que, já hoje, apresentou uma projeção inicial da planta do novo hospital, que será construído na PE-166, via que liga a sede do município ao distrito de Serra do Vento. A desapropriação do terreno, inclusive, está em fase de tramitação.

O projeto contempla 100 leitos, sendo 90 de internamento e 10 de UTI, e deve ser referência em ortopedia na região, segundo o planejamento da Secretaria Municipal de Saúde. A obra vai gerar cerca de 500 empregos em sua construção e quando estiver em funcionamento serão mais de 300 oportunidades diretas para os profissionais da área de saúde.

“O único hospital de referência em nossa região para ortopedia é o Hospital Regional do Agreste, em Caruaru, e a demanda é muito grande, ficando vários pacientes na fila de espera para este tipo de atendimento. Então, nosso foco é transformar o nosso futuro hospital em referência nessa especialidade”, explicou a secretária de Saúde, Aline Cordeiro.

Ainda de acordo com a secretária, a nova unidade de saúde terá estrutura moderna, totalmente plana para conter os gastos com energia. Ela destacou que o projeto será pensado também na parte do atendimento humanizado, com quartos com varandas que possam auxiliar no tratamento e recuperação dos pacientes.

Estiveram presentes na assinatura da ordem de serviço, o prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela; a secretária municipal de Saúde, Aline Cordeiro; a secretária de Governo e Articulação Política, Joedna Souza; o ex-ministro Mendonça Filho, e representantes da empresa responsável pelo projeto. Também participou do ato representantes de uma comissão para aprovação do projeto formada por servidores da Secretaria de Cultura (arquiteta), Secretaria de Obras (engenheiro), Secretaria de Saúde (executiva) e Licitação.