Prefeitura de Belo Jardim assina a implantação do programa Ilumina Belo Jardim

publicado: 21/06/2023 13h19,
última modificação: 21/06/2023 13h19

A Prefeitura de Belo Jardim assinou esta semana a ordem de serviço para a implantação do programa Ilumina Belo Jardim, que vai implantar iluminação em LED em todo o município, cidade e zona rural. A ação tem início no dia 3 de julho, com prazo de execução de quatro meses. Ao todo, 7.500 lâmpadas serão trocadas em Belo Jardim, o que vai gerar economia no consumo energético do município e ainda vai promover mais segurança e bem-estar público para a população com uma iluminação eficiente.

Todas as lâmpadas do município serão substituídas: cidade, distritos e demais áreas da zona rural. A Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo fez o levantamento de todas essas áreas. Os primeiros bairros que receberão o programa são: Santo Antônio (Cohabs 2 e 3, Loteamento Nossa Senhora Aparecida, Chorão e áreas circunvizinhas), São Pedro e Centro, onde haverá quatro frentes de serviço sendo realizadas ao mesmo tempo nestas localidades.

“Um passo importante está sendo dado na construção de uma nova história para Belo Jardim. Esse programa vai melhorar diretamente a vida de todos os belo-jardinenses, principalmente daqueles que vivem em zonas periféricas, onde o índice de criminalidade é alto, segundo a Polícia Militar. Vamos garantir segurança, mais tranquilidade e ambientes iluminados, harmônicos para as famílias e visitantes”, afirmou Gilvandro.

O projeto inclui a troca das 7.500 lâmpadas atuais por lâmpadas em LED de última geração, também a substituição dos suportes e dos braços nos postes, além da implantação de um sistema digital inteligente de gestão do funcionamento das novas lâmpadas. Além disso, a empresa contratada para a execução do projeto, a SPE Iluminação, continuará prestando serviços de reparo na iluminação do município durante os próximos cinco anos.

Após a instalação completa de todas as novas lâmpadas, o programa Ilumina Belo Jardim também irá disponibilizar um aplicativo de celular para participação da população. Nele, todos os belo-jardinenses poderão inserir feedbacks, reclamações e sugestões bem como monitorar o novo serviço de iluminação.

“É um avanço muito grande que estamos dando, graças ao trabalho de muitas pessoas que amam Belo Jardim e que desejam o melhor para o nosso povo. Tenho certeza de que esse programa ficará marcado na história. É um benefício para muitas famílias e a garantia de mais qualidade de vida, bem-estar e segurança”, concluiu a secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Joedna Souza.

O valor total do programa Ilumina Belo Jardim é de R$ 18.035.221,58, que será pago de forma parcelada ao longo de cinco anos, com início do pagamento apenas com o término da instalação de toda a nova iluminação no município. É um investimento feito com recursos da Prefeitura da ordem de R$ 234 por cada morador de Belo Jardim, considerando a população estimada do município pelo IBGE, de 76.930 habitantes. Aplicação de recursos esta que vai gerar uma economia de cerca de 65% na conta de energia do município, dinheiro economizado este que será revertido em novas ações de infraestrutura, saúde, educação e outros serviços públicos de qualidade para os belo-jardinenses.