Prefeitura de Belo Jardim alerta sobre riscos de animais soltos e reforça penalidades

publicado: 08/01/2024 09h27,
última modificação: 08/01/2024 09h32

Multas e recolhimentos dos animais serão aplicados

A Prefeitura de Belo Jardim alerta os responsáveis por animais sobre a presença de animais soltos nas ruas do município, representando um sério risco à segurança das pessoas que transitam. Recentemente, foram vistos cavalos soltos, aumentando a possibilidade de acidentes envolvendo condutores de veículos e pedestres.

Conforme a legislação municipal nº 3435 em vigor, a circulação de animais soltos está sujeita a penalidades, incluindo multas no valor de R$ 124 para animais de grande porte e R$ 80 para médio porte. As multas são para os proprietários que negligenciam a ordem estabelecida. A maioria dos animais estão entre a avenida do IFPE e a praça dos Eucaliptos, por isso é importante ressaltar a urgência da conscientização da população quanto à responsabilidade com seus animais de criação.

Após o recolhimento do animal, os proprietários têm o prazo de até cinco dias úteis para retirá-lo. No caso de não pagamento, a secretaria irá proceder com o processo de doação, que pode ser para alguma instituição ou pessoa física.

A Prefeitura de Belo Jardim conta com a colaboração de todos para garantir a segurança e ordem nas vias públicas. A conscientização e responsabilidade dos donos de animais são essenciais para preservar o bem-estar da comunidade. “Os animais soltos trazem riscos, pedimos a compreensão de todos. Temos um carro atuando para apreender esses animais”, disse o secretario de Agricultura, Francisco das Chagas.