Prefeitura de Belo anuncia programação oficial da 53ª Festa das Marocas

publicado: 10/06/2022 15h09,
última modificação: 10/06/2022 15h09

Em uma noite de alegria e animação com muito forró pé de serra, a Prefeitura de Belo Jardim por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esportes e Empreendedorismo (Secultee), anunciou a programação oficial da 53ª Festa das Marocas que acontecerá entre os dias 8 a 12 de julho de 2022 e contará com apresentações musicais de artistas da terra, regionais e nacionais. Além do palco tradicional na Avenida Deputado José Mendonça, haverá um palhoção no final da avenida, feira de artesanato no Calçadão e um polo alternativo na Praça dos Correios.

A solenidade aconteceu no Hotel Lacazzona e contou com a presença do prefeito Gilvandro Estrela, do vice-prefeito Dr. Maneco, secretários, vereadores, servidores municipais, populares e imprensa, e foi transmitido pelos blogs locais e pela Rádio Bitury.O evento começou por volta das 19h, com os atores belo-jardinenses Jacy e Brendo, representando Tareco e Mariola, recepcionando os convidados juntamente com a quadrilha “Oxente My Love Santa Luzia”. Além disso, a banda Chapéu de Couro e os cantores Alexsia Morenato e Kekeu, alegraram a noite com muito forró.

Em sua fala inicial, o prefeito demonstrou alegria em poder anunciar as atrações da edição deste ano e adiantou que as atrações não seriam todas de cunho nacional. “Expresso a minha alegria em poder anunciar as atrações da Festa das Marocas deste ano, e de antemão, informo que não vamos trazer atrações de cunho nacional. Eu como gestor, procuro cuidar das finanças e não vou quebrar o município trazendo atrações de R$ 500 mil, por exemplo. Tenho responsabilidade com o dinheiro público e sei que estamos passando por uma crise financeira mundial. Mas isso não significa que a festa será ruim, vamos fazer uma festa maravilhosa para todos vocês”, afirmou o prefeito Gilvandro Estrela.

A Festa das Marocas é considerada pela Lei 13.842, Patrimônio Cultural e Imaterial do estado de Pernambuco, desde 2009. Título concedido a eventos cujas dimensões cultural e econômica já ultrapassaram os limites regionais. Desde 1970, a festa acontece no município e sempre procura homenagear belo-jardinenses que desenvolveram trabalhos culturais no município. Neste ano, o grande homenageado será o Maestro Chiquinho, in memorian. Aroldo, filho do homenageado, esteve presente e tocou sanfona em menção ao pai.

Francisco Donato de Souza, conhecido popularmente como maestro Chiquinho, nasceu em 1947 e faleceu em 2017. Veio a Belo Jardim trabalhar como pedreiro e permaneceu na cidade até seu último suspiro. Foi através de sua sanfona que se tornou conhecido e recebeu o carinhoso título de maestro Chiquinho, passando a levar alegria à população belo-jardinense, além de cidades vizinhas tocando o autêntico forró pé de serra. Seu talento encantava por onde passava cantando as famosas canções de seus ídolos: Luiz Gonzaga e Dominguinhos.

Uma das munícipes que esteve prestigiando o evento presencialmente foi Alba Leite, de 80 anos, filha natural de Belo Jardim, que acompanhou todas as edições da festa. Ela exaltou a sua alegria em poder ter essa festividade de volta depois de dois anos de pandemia. “O sentimento é de felicidade e de muita expectativa com a volta dessa festa tradicional da nossa cidade. Eu amo Belo Jardim e essa festa vai ser muito boa para o povo. Acho que a programação deve ser voltada para valorizar nossos artistas e a Secretaria de Cultura está fazendo um trabalho excelente no município”, expressou.

Neste ano, a Festa das Marocas tem o apoio e patrocínio da Moura, Natto, Palmeiron, Frango Favorito, Ambev, OEI, Sesc, NAAP e Empac.

Confira a programação artística do polo principal:

08/07 Sexta-feira

01h – Jonas esticado

12/07 Terça-feira
Encerramento
Saída do tradicional Carro da Pitú, partindo da Av. Dep. José Mendonça para a BR-232.