A campanha nacional reforçou o enfrentamento à violência contra mulheres e marcou os 18 anos da Lei Maria da Penha
O mês de agosto, em Belo Jardim, foi marcado por diversas ações de conscientização sobre o combate à violência contra a mulher. Foram rodas de conversa, palestras, oficinas, entre outras atividades realizadas pela gestão Gilvandro Estrela como parte da programação do ‘Agosto Lilás’, uma campanha nacional de enfrentamento à violência contra a mulher que visa colocar um fim nos casos de violência contra as mulheres, em especial aos feminicídios. A temática lançada neste ano foi “Feminicídio Zero – Nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada”.
Em Belo Jardim, cerca de 1.043 pessoas foram alcançadas com a realização da campanha ‘Agosto Lilás’, onde centenas de mulheres puderam tirar dúvidas sobre os tipos de violência, onde denunciar e buscar suporte. A sede da Secretaria de Políticas Públicas para a Mulher, localizada na avenida Coronel Adjar Maciel, 26, no Centro da cidade, é um dos espaços disponíveis para acolhimento e direcionamento de vítimas de violência, além de disponibilizar serviços para desenvolvimento e empoderamento feminino.
Este ano marca também os 18 anos da Lei Maria da Penha, que constituiu crime os casos de violência doméstica e intrafamiliar. Segundo o Governo Federal, cerca de 1.467 mulheres foram vítimas de feminicídio no Brasil somente em 2023. Além disso, houve aumento no número de casos de perseguição (34,5%), violência psicológica (33,8%), ameaças (16,5%), violência física (9,8%), tentativa de homicídio (9,2%) e estupro (6,5%) contra mulheres.
“Diante de números absurdos de violência contra as mulheres é de extrema importância dar visibilidade a esse tema e ampliar a divulgação sobre os direitos das mulheres em situação de violência, além dos serviços especializados para acolhimento, orientação e denúncia. Vamos seguir trabalhando para mudar essa realidade e garantir mais segurança para as mulheres”, destacou o prefeito Gilvandro Estrela.