Outubro Rosa: Caminhão da Mamografia estará em Belo Jardim nesta quinta e sexta

publicado: 13/10/2021 19h13,
última modificação: 13/10/2021 19h13

Dentro da programação do Outubro Rosa promovida pela Secretaria de Saúde de Belo Jardim, nesta quinta (14) e sexta (15), o caminhão Amigo do Peito volta a Belo Jardim para a realização de exames de mamografia gratuito. Por conta da demanda neste mês, em todo o estado, foram ofertadas apenas 160 vagas (80 por dia) para o município. Mas ele retorna à cidade, nos dias 11 e 12 de novembro.

As mamografias já foram pré-agendadas nas unidades básicas de saúde (UBS), mas as mulheres que desejarem fazer exames das mamas, citologia ou testes rápidos disponibilizados pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), poderão buscar a Clínica da Mulher Conceição Moura, sem agendamento prévio, para a realização destes serviços.

“Em julho, conseguimos agilizar a demanda reprimida do município com a realização de 240 mamografias destinadas para mulheres acima de 50 anos, que estavam na fila de espera para o exame. Agora e em novembro, vamos conseguir avançar um pouco mais nesta demanda. A descoberta precoce é a chave para o tratamento bem-sucedido e a mamografia é a melhor forma de descobrir o câncer de mama antes que seja detectável pelo exame clínico”, comentou a secretária de Saúde, Aline Cordeiro.

O Caminhão Amigo do Peito é uma unidade móvel dotada de equipamentos modernos que realiza exames de mamografia. A vinda do caminhão para o município é uma parceria entre a Prefeitura de Belo Jardim e o projeto Amigo do Peito.