Mais de 1.700 pessoas opinam em Orçamento Participativo da prefeitura municipal sobre investimentos para Belo Jardim

publicado: 05/10/2021 18h52,
última modificação: 05/10/2021 18h52

A prefeitura de Belo Jardim, lançou, no mês de setembro, um formulário para o Orçamento Participativo 2022, onde os cidadãos belo-jardinenses opinaram sobre a aplicação de recursos e melhorias nos diversos setores municipais. A pesquisa contou com a participação de 1.704 pessoas. Destas, 95,1% têm idade entre 20 e 59 anos e sua maioria é composta por mulheres (76,1%). 23,7% correspondem ao público masculino e 0,20% outros gêneros.

Embora a maior parcela dos participantes tenha sido na área urbana (63,9%), houve a participação de 36,1% das áreas rurais. Entre os moradores dos bairros de Belo Jardim que mais participaram, se destacou a Cohab III, com maioria dos votantes sendo 37,3%; 9,4% do Santo Antônio e 7,5% do São Pedro.

Saúde – 36,8% votaram que é necessário ampliar os serviços de saúde no Hospital Júlio Alves Lira; 23,1% que é necessário ampliar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde – UBS; 17,2% que precisam ser construídas novas Unidades Básicas de Saúde; 11, 4% que a estrutura do Hospital Júlio Alves de Lira precisa ser melhorada e 11,4% que o Programa Municipal de Distribuição de Medicamentos deve ser ampliado.

Educação – 41% votaram que precisam ser feitas melhorias na estrutura física das escolas e creches da rede municipal de ensino; logo após veio a escolha para a opção que precisam ser construídas novas escolas e creches e 22,4% votou que é preciso promover cursos preparatórios para jovens.

Emprego e renda – 58,9% votou que é preciso oferecer cursos profissionalizantes, 18,3% votou que é preciso oferecer apoio aos pequenos empreendedores, 12% votou que o incentivo fiscal às empresas instaladas no município devem ser promovidas e 10,9% votou que devem ser feitas parcerias com instituições financeiras para linha de crédito destinadas a microempreendedores.

Cultura, lazer e esportes – 30,5% votou que devem ser construídos novos equipamentos esportivos como academias e quadras; 23,1% que as principais praças e parques da cidade devem ser requalificadas; 19,6% que as festas tradicionais e religiosas precisam ser resgatadas; 13,8% que o incentivo ao turismo local (cachoeiras, rios e trilhas) precisa ser ampliado e 13% que os eventos destinados aos artistas e artesãos locais devem ser promovidos.

Cidadania e sustentabilidade – a maior parte (48,5%) optou para que seja aumentado o saneamento e a pavimentação de novas ruas; 21,3% votou que é necessário expandir o sistema de iluminação pública e 20,3% que é preciso ampliar o sistema de abastecimento de água.

Cidadania e segurança – 37,8% votou que a guarda municipal deve ser criada; 29,4% votou que a implantação do sistema de vídeo e monitoramento das ruas e prédios deve ser feito; 23,5% que a parceria entre a SEDEC e a Polícia Militar de Pernambuco deve ser ampliada e 9,3% votou que devem ser adquiridas novas viaturas destinadas à fiscalização e organização do trânsito.

Juventude – 41% votou que a promoção do ensino profissionalizante deve ser promovido; 26,1% votou que devem ser feitos programas para o menor aprendiz; 24,8% que devem ser criados programas estudantis para incentivo aos jovens e 8,1% que as parcerias com ONGs e instituições que fomentem ideias benéficas à juventude devem ser feitas.

Acesse: Orçamento Participativo