Mais de 1.700 lâmpadas LED, 3,4 mil metros de saneamento e mais de 20 localidades pavimentadas entre as ações da Sec. de Infraestrutura de BJ, em 2022

publicado: 09/01/2023 09h26,
última modificação: 09/01/2023 19h40

A Prefeitura de Belo Jardim segue prestando contas à população sobre as principais ações realizadas pelas secretarias em 2022, o segundo ano da gestão do prefeito Gilvandro Estrela. E nesta segunda-feira (09) foi divulgado o balanço de realizações da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo. Belo-jardinenses das mais diversas localidades do município foram beneficiados pela pasta, por meio de obras de saneamento básico, instalação de iluminação pública de LED, mutirões de limpeza urbana, pavimentações em paralelepípedo e asfalto, operações tapa-buraco e reformas de praças.

Problema antigo no município e agravado em decorrência da negligência das gestões passadas, o saneamento básico tem recebido atenção especial nesses dois anos do novo governo municipal. E só em 2022, foram realizados novos 3.460 metros de saneamento no município, além de uma média de dois mil serviços de manutenção executados ao longo do ano.

Resgatando áreas de convivência e fazendo jus ao nome de Belo Jardim, a pasta também requalificou diversas praças e espaços públicos. Uma delas foi a Praça dos Motoristas, com a construção do novo Calçadão. Também foram revitalizadas as praças Amélia Soares Paes (Praça do Cassiano) e de Eventos; o Jardim Inês Emiliano (na Vila Fernando de Abreu); o Parque do Bambu (em parceria com o Governo do Estado) e a Praça Desembargador João Paes (Praça da Estação), esta última ainda em obras. Registro também para a reforma do antigo prédio da biblioteca municipal, que passou a abrigar as secretarias de Juventude e a de Políticas Públicas para a Mulher, eliminando assim despesas com aluguéis de imóveis para essas pastas.

As principais praças da área urbana e as duas importantes entradas da cidade receberam novo paisagismo. E para 2023, a requalificação das praças e canteiros dos bairros menores já está no planejamento da pasta. Para isso, foram adquiridas mais de 3 mil espécies de mudas de flores e árvores para embelezar esses locais. No tocante à iluminação pública, mais de 1.700 lâmpadas foram trocadas por luminárias em LED. E diariamente, equipes de prontidão realizam a manutenção destes serviços nos bairros e distritos do município.

A Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, na gestão do prefeito Gilvandro Estrela, também tem direcionado olhar especial para a pavimentação de ruas e avenidas. Ao longo de 2022, mais de 12 vias foram pavimentadas com paralelepípedos. A operação tapa-buracos com asfalto atendeu várias ruas e também foi dado um banho de asfalto no município, onde foram alcançadas 11 localidades subdivididas entre avenidas, Pátio da Feira e distritos situados na zona rural. Pela primeira vez, ruas em localidades rurais de Belo Jardim foram beneficiadas com pavimentação asfáltica.

A limpeza pública também esteve a todo vapor durante todo o ano que passou. Foram realizados vários mutirões de limpeza em vários bairros da cidade e ainda na Cachoeira do Bitury, na zona rural. E a pasta de Infraestrutura e Urbanismo já tem mapeados os demais bairros e localidades que necessitarão de limpeza e manutenção neste 2023, e afirma que é um dos compromissos firmados para este ano. Para garantir conforto e segurança para os servidores de limpeza, foram doados novo fardamento e equipamentos de proteção individual (EPIs). Para intensificar este serviço, a pasta assinou um convênio com a empresa Glidden Empreendimentos.