A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente reuniu, na Central de Abastecimento, marchantes e lideranças do matadouro público para tratar sobre a obrigatoriedade da Guia de Trânsito Animal – GTA, que será exigida a partir do 1° de maio para o abate animal no Abatedouro Municipal, de acordo com a legislação vigente e determinação da ADAGRO Estadual.
A GTA é um documento oficial e de emissão obrigatória para o trânsito intradistrital e interestadual de animais para qualquer finalidade (abate, recria, engorda, reprodução, exposição, leilão, esporte e outros). A solicitação para emissão da GTA somente poderá ser realizada pelo próprio proprietário ou representante legal, seja o requisitante pessoa física ou jurídica.
Para conseguir o documento a pessoa deverá estar cadastrada na ADAGRO, que fica localizada em Belo Jardim na entrada do Pátio do Pátio de Evento Nivaldo Jatobá (Pátio da Feira), e apresentar os seguintes documentos: ITE 2020; documento de propriedade de terra; CPF e RG; comprovante de residência; e certidão de casamento (caso seja casado), além outras informações dos responsáveis de origem e destino dos animais a serem abatidos e portar os documentos referentes às vacinações e atestados de exames negativos dentro do prazo de validade, conforme a finalidade e espécie do animal.
“Os marchantes foram orientados de como proceder para realizarem novos cadastros e regularizarem seus cadastros inativos. Esclarecemos também suas dúvidas e dificuldades sobre o assunto. Lembrando que, a partir de 1 de maio, torna-se obrigatório a apresentação dos GTAs dos animais que forem levados para serem abatidos no Abatedouro Municipal”, explicou Renata Marinho, veterinária responsável pelo Abatedouro Municipal.