A Prefeitura de Belo Jardim iniciou, na manhã desta segunda-feira (27), o programa ambiental e sustentável denominado ‘Arborizar’. Em parceria com a Compesa, o Arborizar já começou com o plantio de 70 mudas, a maioria nativas. As primeiras plantações contaram com a participação dos alunos da EMEI Professora Dulce Ramos e dos integrantes da Secretaria de Meio Ambiente, que promoveram uma ação educativa de conscientização ambiental para alunos da rede municipal de ensino. Também participaram da ação, lideranças comunitárias e representantes de equipamentos públicos.
Entre as mudas plantadas estão espécies como mulungu, ipês amarelos, roxos e rosas, craibeira e angico. O objetivo é arborizar a cidade para promover a educação ambiental, melhorar o paisagismo e o bem-estar da população.
Caso algum cidadão deseje plantar uma árvore, a secretaria orienta que uma vistoria seja realizada para verificar possíveis interferências com a fiação elétrica, entre outros aspectos na zona urbana. Este esforço serve de incentivo para que, no próximo ano, os participantes possam receber descontos no IPTU por meio do programa IPTU Verde. Serão plantadas cerca de 500 espécies nativas na cidade.
“O projeto Arborizar de Belo Jardim começou hoje e seguirá até o final deste mês. Serão plantadas 500 mudas e até o final de junho a meta é chegar as 1.000 mudas em toda a cidade”, disse o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Bruno Galvão.