O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. A história da Semana Mundial de Aleitamento Materno começou em 1990, durante um encontro da Organização Mundial da Saúde com a UNICEF, que resultou na criação de um documento conhecido como “Declaração de Innocenti”. Em Belo Jardim, a Clínica Materno-Infantil realizou palestras para comemorar o Agosto Dourado com o objetivo de incentivar as gestantes sobre a importância da amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida do bebê.
Durante o evento, foi possível esclarecer dúvidas e destacar os benefícios da amamentação exclusiva, tanto para a mãe quanto para o bebê. Com a palestra com a nutricionista Camylla Barros, que faz parte da equipe E-Multi, ela destacou a importância da alimentação da mãe, ressaltando como ela influencia na produção de um leite materno de qualidade.
“Fiquei muito feliz em participar, especialmente porque serei mamãe pela segunda vez e adquiri muitas informações valiosas. Entendi que o leite materno é a melhor nutrição para o bebê até os seis meses de vida, sem necessidade de substituí-lo por outras fórmulas. Durante a amamentação é importante manter a calma, evitar estresse e aproveitar esse momento especial”, disse a gestante Samara Santos.
“Fico muito feliz que, em meu governo, todas as mulheres que geram vidas possam ser tratadas com respeito e possam vivenciar esse momento mágico. Nessas ocasiões, é fundamental esclarecer dúvidas e levar total conscientização sobre os primeiros seis meses de vida do bebê”, disse o prefeito Gilvandro Estrela.