O momento contou com a presença dos gestores da Defesa Civil de municípios do agreste pernambucano
Reafirmando o cuidado com o município de Belo Jardim, a Gestão Municipal participou, nesta semana, da reunião de integração dos gestores dos órgãos de Defesa Civil dos municípios do agreste do Estado para falar sobre a Operação Inverno 2024. O encontro aconteceu com o objetivo de fortalecer os sistemas estaduais e municipais, com a troca de experiências e boas práticas executadas na região.
Cerca de 50 pessoas estiveram presentes participando das palestras da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) sobre “Prognóstico do trimestre”; da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Garanhuns sobre “A experiência no uso do SMS 40199 na gestão dos riscos”; e da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil do Estado de Pernambuco (Sepdec-PE) sobre o “Panorama dos órgãos de proteção e Defesa Civil do agreste”.
A previsão de chuvas para o agreste nos próximos meses é de mais de 100 milímetros de água por mês, sendo 105 mm previstos para maio; 104.7 mm para junho e 118 mm para julho. Como as águas do oceano estão mais quentes, a possibilidade do crescimento no volume de precipitações também aumenta.
“O trabalho da Defesa Civil é de extrema importância no suporte de áreas ribeirinhas, controle de volume de água em rios, barragens e afluentes. E por isso esse momento de integração entre os órgãos da região se torna tão rico, garantindo ainda mais conhecimento a equipe de Belo Jardim que estará na linha de frente, em caso de áreas afetadas pela chuva. Vale ressaltar que a Defesa Civil pode ser acionada pelos belo-jardinenses através do número (81) 9 8192-7238”, destacou o coordenador da Defesa Civil de Belo Jardim, Alcides Campos.