Gestantes que tomaram primeira dose da AstraZeneca devem aguardar o puerpério para tomar a segunda dose

publicado: 14/07/2021 15h46,
última modificação: 14/07/2021 15h46

A Secretaria de Saúde de Belo Jardim, por meio do Programa Nacional de Imunização – PNI, orienta as gestantes do município que tomaram a primeira dose do imunizante AstraZeneca a aguardar os 45 dias pós-parto (puerpério) para receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

A orientação do município segue a determinação do Ministério da Saúde que diz ainda que as grávidas não devem buscar tomar um imunizante diferente na segunda aplicação. “A intercambialidade (primeira dose de um fabricante a segunda de outro) não está autorizada, seja em grávidas ou em não grávidas”, diz a nota do Ministério.

Em Belo Jardim, a segunda dose da AstraZeneca está sendo aplicada no Centro de Vacinação Covid, que fica localizado na rua Tito de Barros Correia, na quadra do Colégio Donino. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 12h e 13h às 16h; e aos sábados, das 8h às 13h. Para se vacinar é preciso apresentar RG, CPF e o cartão de vacina recebido na primeira dose.

O uso da vacina da AstraZeneca em gestantes e puérperas foi suspenso pelo Ministério da Saúde no início de maio, após recomendação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).