Folia com segurança: Centro de Testagem e Aconselhamento de Belo Jardim realiza serviços de orientação e prevenção a infecções sexualmente transmissíveis

publicado: 09/02/2024 22h26,
última modificação: 19/02/2024 22h28

Mais de 9.000 testagens foram feitas em 2023

Os festejos de Carnaval já começaram e nesta época do ano em que as pessoas pessoas saem pra curtir nos blocos e festas de rua, além da alegria, a segurança também precisa estar presente. No Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Belo Jardim são distribuídos preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante, além de fornecer orientações de prevenção as infecções sexualmente transmissíveis.

Mas esses não são os únicos serviços disponíveis. No CTA de Belo Jardim são realizadas testagens para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, com resultados em 30 minutos. Somente em 2023, cerca de 2.665 pessoas foram testadas e, ao todo, mais de 9.000 testes foram realizados. Para fazer o exame é preciso levar o CPF, cartão do SUS e comparecer até às 10h nas segundas, quartas ou sextas-feiras.

“A prevenção das infecções sexualmente transmissíveis é crucial para uma vida saudável.
Usar sempre camisinha, fazer exames regularmente e ter um diálogo aberto sobre saúde sexual com suas parcerias são as armas dessa prevenção. Aqui no CTA, em todos os atendimentos nós prezamos pelo acolhimento com discrição e sigilo das informações, reforçando a saúde de todos como prioridade”, disse a enfermeira do Centro de Testagem e Aconselhamento de Belo Jardim, Débora Delicato.

Para reduzir os riscos de infecção pelo HIV, o CTA adotou mais algumas estratégias de prevenção, como a oferta da PEP, que é a profilaxia pós-exposição ao vírus, da PREP, que é a profilaxia pré-exposição. Esses medicamentos podem diminuir a possibilidade de infecção pelo HIV. Lembrando que no caso de PEP, esse procedimento deve ser realizado nas primeiras horas pós-exposição, podendo ser administrada até 72h depois.

“Sabemos que muitas pessoas ainda resistem a procurar unidades de saúde para prevenção contra IST’s, mas nós reforçamos que os serviços de testagem e orientações corretas podem preservar a sua saúde. Por isso, caso necessário, não hesite em procurar o CTA. Nós vamos continuar cuidando para garantir saúde a toda a população belo-jardinense”, enfatizou

O Centro de Testagem e Aconselhamento de Belo Jardim fica localizado na avenida Germiniano Maciel, 45 – Boa Vista, funcionando de segunda a sexta, das 07h30 às 13h.