Febre aftosa: 1ª etapa da campanha de vacinação em Belo Jardim segue até o dia 31

publicado: 15/05/2023 20h04,
última modificação: 15/05/2023 20h04

A Prefeitura de Belo Jardim, através da Secretaria de Agricultura, informa à população belo-jardinense que a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa segue até o próximo dia 31. A vacinação deve ser feita em bovinos e bubalinos como forma de prevenção da doença. A campanha é coordenada pela Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado (Adagro).

A febre aftosa é uma doença contagiosa que afeta bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, suínos e outros animais. O vírus da aftosa é transmitido com facilidade pelo ar, pela água, pelos alimentos e pelas secreções e excreções como saliva, urina, fezes e leite de animais doentes. Os sintomas da Febre Aftosa são aftas na boca e na gengiva, feridas nos cascos e nas mamas. O animal apresenta febre alta que diminui após dois a três dias, perda de peso, dificuldade para pastar e queda na produção de leite.

Além de vacinar o produtor deve, obrigatoriamente, declarar a vacinação até o dia 15 de junho de 2023. Essa declaração pode ser feita de maneira presencial no escritório da Adagro de Belo Jardim, no Centro Social Urbano ou no site www.adagro.pe.gov.br. Em casos de dúvida, a Secretaria de Agricultura está à disposição através do número (81) 98192-7238 ou presencialmente, no prédio anexo da prefeitura.