Doenças respiratórias em crianças: Secretaria de Saúde de Belo Jardim esclarece sobre casos e traz recomendações

publicado: 25/05/2022 13h39,
última modificação: 25/05/2022 13h39

Os casos de doenças respiratórias que atingem crianças têm se espalhado por todo o Estado de Pernambuco. Em Belo Jardim, com os últimos dados da Secretaria de Saúde nesta quarta-feira (25), sete crianças estão internadas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24H) do município, aguardando leitos com fontes de oxigênio para serem transferidas. Duas estão internadas na UTI de Serra Talhada e uma em Recife. Nos últimos 15 dias, já tivemos um número elevado de internamentos e transferências. A Secretaria está com uma pediatra, exclusiva, para o acompanhamento das crianças internadas.

Com a aproximação do inverno, há um aumento de circulação de vírus que causam infecções das vias aéreas superiores (nariz, garganta, ouvidos e seios da face) ou inferiores (brônquios e pulmão – pneumonia e bronquiolite viral), especialmente nas crianças. Dessa forma, em acordo com a Secretaria de Educação e Tecnologia, a partir desta quarta-feira (25), as atividades presenciais para bebês e crianças de 0 a 5 anos nas creches, centros e escolas que ofertam Educação Infantil em Belo Jardim, estão suspensas até 07 de junho.

De acordo com a secretária de Saúde, Aline Cordeiro: “15 dias de suspensão dessas atividades foi orientado pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco (CREMEPE), através do médico da pediatria. Ele aconselhou que não enviasse as crianças durante esse prazo, onde eles falam que está o pico da doença”, informou. Durante esse período, as instituições de educação realizarão atividades remotas.

Como não é um decreto estadual, a prefeitura não pode intervir nas instituições particulares. Por causa da síndrome respiratória estão sendo realizados cerca de 230 atendimentos no Hospital Júlio Alves de Lira (HJAL) para todos os públicos, não só crianças. Situação que preocupa devido à atual falta de vagas em UTIs para bebês e crianças no Estado.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta aderir aos seguintes cuidados:
– Se a criança apresentar sintomas tosse, chiado no peito, dor de garganta, dor de cabeça, secreção e obstrução, alterações do paladar e olfato, ela não deve ir à escola até a melhora dos sintomas;
– Manter distanciamento social e evitar aglomerações;
– Usar máscaras, álcool em gel e higienizar as mãos;
– Manter ambientes bem ventilados, com janelas e portas abertas;
– Ao tossir ou espirrar cubra o nariz e a boca com lenço de papel ou com o antebraço, e nunca com as mãos;
– Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos. Assim como abraços e apertos de mãos;
– Higienizar com frequência os brinquedos das crianças e não compartilhar objetos pessoais (talheres, toalhas, pratos, copos e garrafinhas);
– Com o São João se aproximando, é importante evitar acender fogueiras e fogos de artifícios. A fumaça é prejudicial, principalmente, para a saúde de crianças e idosos.