Para solucionar o problema, Operação Pipa continuará realizando o abastecimento de água potável na zona rural nos próximos seis meses
A Prefeitura de Belo Jardim anunciou, nesta segunda-feira (11), que o município está entre os 47 do Agreste de Pernambuco que estão em situação de emergência por causa da estiagem. A decretação foi homologada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, após solicitação da Defesa Civil Municipal, vinculada à Secretaria de Agricultura.
Por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Governo do Estado de Pernambuco, através da Portaria Nº 1031, publicada no Diário Oficial da União (DOU), no último dia (6), o decreto determina que a Operação Pipa continuará abastecendo a zona rural de Belo Jardim pelos próximos seis meses.
Para incluir Belo Jardim na zona de estiagem, a Defesa Civil Municipal realizou um trabalho de inspeção na zona rural do município e constatou a situação de emergência, mesmo diante dos últimos dias de chuva. Com isso, o órgão preencheu um formulário no sistema do Governo Federal e aguardou a aprovação e publicação do decreto.
A Operação Pipa é um programa de distribuição de água potável no semiárido brasileiro implementado pelo Governo Federal há mais de 20 anos com o objetivo de realizar o abastecimento de água para o consumo humano no Polígono da Seca, área do semi-árido nordestina e outros estados brasileiros com alta incidência de falta de chuvas.
As atividades da Operação Pipa compreendem a distribuição de água por meio de carros-pipa às populações rurais e urbanas atingidas pela estiagem prolongada em municípios que se encontram em situação de emergência ou calamidade pública. Em Belo Jardim, a Operação Pipa já vem desempenhando um papel fundamental no abastecimento de água da zona rural.
“Isso é muito importante, pois garante que o funcionamento da Operação Pipa em Belo Jardim tenha continuidade. A Defesa Civil tem prestado apoio nessa operação e assegurado que a zona rural continue sendo assistida pelo programa e recebendo água potável”, afirmou o coordenador da Defesa Civil de Belo Jardim, Alcides Campos.