Defesa Civil de BJ decreta situação de emergência e Operação Pipa vai abastecer localidades atingidas pelas seca

publicado: 15/02/2023 22h38,
última modificação: 15/02/2023 22h38

Depois da Defesa Civil de Belo Jardim, órgão ligado à Secretaria Municipal de Agricultura, ter realizado um mapeamento detalhado com imagens das áreas em situação grave de estiagem no município, a Prefeitura publicou decreto de situação de emergência. Com isso, foi solicitado ao Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, departamento do Ministério do Desenvolvimento Regional, solicitando o reconhecimento da condição enfrentada pelo município. A confirmação foi feita pelo Sistema e Belo Jardim terá o abastecimento de água reforçado pela Operação Pipa do Exército.

A previsão para o retorno do abastecimento é para o começo do mês de março. A Secretaria de Agricultura já realiza este trabalho semanalmente e agora, com o reforço da Operação Pipa, serão distribuídos um número ainda maior de caminhões-pipa por semana.

“Seguimos trabalhando por Belo Jardim. A Operação Pipa tem realizado um trabalho fundamental no município nos dando esse suporte no abastecimento de água da cidade e zona rural. A água é um bem essencial para sobrevivência humana e o compromisso da gestão é cuidar do povo e garantir qualidade de vida”, afirmou o coordenador da Defesa Civil Municipal, Alcides Campos.

Operação Pipa – A Operação Pipa é um projeto criado pelo Governo Federal que tem o objetivo de levar água para consumo humano nas áreas mais atingidas pela seca na região do Nordeste, além de outros estados brasileiros onde a seca é rígida. Em Belo Jardim, cerca de 3500 pessoas são beneficiadas com esta iniciativa, principalmente os moradores da zona rural do município.