Defesa Civil de Belo Jardim alerta os produtores rurais sobre os perigos de incêndios nesta época do ano

publicado: 04/11/2021 19h17,
última modificação: 04/11/2021 19h17

A Secretaria de Agricultura, por meio da Defesa Civil Municipal, orienta aos agricultores, produtores rurais e a população em geral, sobre os perigos de queimadas e de fogo na vegetação.

Nessa época do ano, as condições climáticas provocadas pela seca, a baixa umidade do ar e as temperaturas elevadas, contribuem para a propagação de incêndios florestais. Por isso, os cuidados devem ser intensificados nesse período, pois as queimadas podem afetar a população e prejudicar o meio ambiente.

“O calor do fogo das queimadas altera as características físicas e químicas do solo, diminui a capacidade de infiltração de água no solo, provocando o seu ressecamento e empobrece sua capacidade de produção agrícola, levando à desertificação. A fumaça causa poluição da atmosfera, alterando a qualidade do ar, provocando danos à saúde de todas as pessoas locais”, afirmou o coordenador da Defesa Civil, Alcides Campos.

A Defesa Civil Municipal, informa que para a prevenção de incêndios, é necessário não queimar lixos ou entulhos em locais secos onde se possa propagar a queimada de forma maior e descontrolada.