Com nova ambulância, Samu volta a funcionar em Belo Jardim

publicado: 20/03/2018 11h32,
última modificação: 23/03/2018 09h39

Um clima de festa marcou, nesta terça-feira (20), a volta do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Belo Jardim. O serviço, que estava parado desde julho, um dia após o início da nova gestão, por causa de uma viatura quebrada, ganhou uma nova ambulância e voltou a atender os belo-jardinenses. A solenidade de entrega contou com as presenças do prefeito Hélio dos Terrenos, do secretário de Saúde Cecílio Galvão, secretários e vereadores.

A nova ambulância foi alugada pela Secretaria de Saúde, que desenvolve o serviço do Samu em parceria com o Ministério da Saúde, dando mais agilidade ao resgate pré-hospitalar no município. O veículo é equipado com talas de imobilização, bandagens, ataduras, colar cervical, prancha, gazes, entre outros materiais necessários para a prestação de socorro às vítimas. A equipe do Samu de Belo Jardim é composta por um técnico de enfermagem e um condutor socorrista.

“Quando nós assumimos a Prefeitura de Belo Jardim, pessoas insatisfeitas com a nossa vitória danificaram a ambulância do Samu e o atendimento ficou paralisado. Mas, graças a Deus, hoje nós estamos com uma nova ambulância e os belo-jardinenses voltam a contar com o serviço do Samu”, comemorou o prefeito Hélio dos Terrenos.

O secretário de Saúde, Cecílio Galvão, aproveitou a solenidade para anunciar um projeto para um novo hospital em Belo Jardim. “Eu já comecei a buscar recursos para esse novo hospital. E podem ter certeza que até o final da gestão de Hélio dos Terrenos nós estaremos estregando à população da cidade um hospital novo”, destacou. Segundo ele, a ideia é mudar o Hospital Júlio Alves de Lira para um novo local, mais adequado e moderno.

A ambulância que prestava atendimento à população e quebrou não havia recebido a manutenção devida. Eram feitos apenas consertos paliativos. No momento, essa ambulância está sendo consertada. Para solicitar o atendimento do Samu, a população deve ligar para o número 192.