Clínica Veterinária Municipal de BJ realiza 1º mutirão de castração de 2023

publicado: 23/02/2023 16h38,
última modificação: 23/02/2023 16h38

Nesta quinta-feira (23), a Clínica Veterinária Municipal Vitória-Brenda, órgão ligado à Secretaria de Agricultura de Belo Jardim, realizou o primeiro mutirão de castração do ano. A iniciativa foi voltada para a castração de 40 animais gatos e gatas, exclusivamente de pessoas cadastradas, e teve o intuito de diminuir a fila desses pets em espera por castração, além de promover bem-estar na saúde do animal e o controle de zoonoses.

A castração animal é uma questão de saúde pública e ajuda a controlar a superpopulação dos animais. Animais não castrados podem se reproduzir várias vezes por ano, gerando filhotes que muitas vezes são abandonados e acabam se tornando vítimas de maus-tratos, doenças e fome. A castração é uma forma eficaz de prevenir a reprodução descontrolada de animais e, portanto, reduzir o número de animais abandonados e em situação de rua.

Nesta ação, a clínica abriu uma exceção para a castração de uma cadela de rua que estava em situação de vulnerabilidade decorrente de um cio. O animal gerou grande comoção nas redes sociais e através de parceria com uma ONG, a clínica concedeu o benefício e os cuidados no pós-operatório e posteriormente adoção, ficarão sob responsabilidade de uma das voluntárias.

A clínica vem desempenhando um papel de destaque nas cidades do interior de Pernambuco e se aproxima da marca de 2 mil castrações realizadas em dois anos de reativação. Também são oferecidos atendimentos clínicos e cirurgias de emergências. Qualquer cidadão belo-jardinense, ONG ou protetor independente, pode garantir este benefício, sendo necessário se dirigir a clínica portando RG, CPF e comprovante de residência. O cadastro para castração é iniciado no dia 15 de cada mês.

A clínica funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h. Os serviços de atendimento clínico e emergências não precisam de agendamento. Os interessados em adquirir um dos serviços devem se dirigir ao local, na Rua João Batista Senhorinho, 104, Cohab II, com horário de funcionamento das 8h às 12h.