A Clínica Veterinária Municipal Vitória-Brenda, ligada à Secretaria de Agricultura de Belo Jardim, chegou a marca de 2.500 castrações realizadas, um número expressivo visto que a clínica foi reativada há pouco mais de dois anos. O órgão municipal também oferece atendimentos clínicos e cirurgias de emergências, e tem buscado priorizar os casos de emergência, já que os animais precisam deste tipo de atendimento com urgência.
A equipe responsável pela clínica também fez um levantamento dos bairros mais atendidos durante este período e foi constatado que o Santo Antônio, as Cohabs 1, 2 e 3, e os Viana e Moura da BR e da Faculdade, foram as comunidades mais atendidas. A castração animal é um benefício na saúde dos animais e evita a proliferação desenfreada, doenças e tumores.
A coordenadora da clínica, Aracelly Pimentel faz questão de enfatizar que “caso seu cadastro demore a ser chamado é que ocorre emergências classificadas em graus vermelho, verde e amarelo, então não podemos omitir socorro. Além disso, as ONGs e protetores independentes possuem 50% das vagas por apanharem animais de rua e a demanda das fêmeas é enorme. Porém, em breve divulgaremos os nomes das pessoas que já foram chamadas que não atenderam os celulares”, declarou.
A clínica está localizada na Rua Cícero Barbosa Maciel, 86, Boa Vista (ao lado do consultório de Dr. Maneco), e funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h. O agendamento das castrações são realizados no dia 15 de cada mês e os tutores, ONGs e protetores independentes precisam apresentar RG, CPF e comprovante de residência.