Clínica Veterinária Municipal de Belo Jardim passa a ter nível de classificação de risco a partir do mês de julho

publicado: 26/06/2023 13h26,
última modificação: 26/06/2023 13h27

A partir do mês de julho, a Clínica Veterinária Municipal Vitória-Brenda, ligada à Secretaria de Agricultura de Belo Jardim, passará a estipular nível de atendimento de risco em três categorias (vermelho, amarelo e verde). Diante da alta demanda que a clínica tem recebido nos atendimentos e nas cirurgias de emergência e castração, a mudança será feita para priorizar os animais que estão em situação de emergência e necessitam de atendimento imediato.

O nível de classificação será estipulado da seguinte forma: ao chegar na clínica, os animais passarão por uma triagem, assim como é feito nos atendimentos em hospitais e clínicas. Após a triagem, o animal será incluído em uma das três categorias de cores. A categoria vermelha, representa os animais em situação de emergência e que necessitam de atendimento imediato; a exemplo dos animais com tumores estourados, que sofreram acidentes ou cadelas que precisam fazer cesáreas.

A classificação amarela representa os animais em situação de risco, mas que podem aguardar atendimento. Como exemplo, animais que estão com cirurgias agendadas e amputações. Já o nível verde, são as castrações. “Essa mudança positiva decorre do aumento da procura/demanda que a Clínica vem sendo solicitada. Desde que a inauguramos, os serviços públicos só aumentam, assim como as emergências que não se restringem apenas às castrações”, disse a coordenadora da clínica, Aracelly Pimentel.

Ela ainda completa dizendo que “se porventura nos dias de vagas de populares, protetores independentes ou ONGs, chegar um tipo de emergência de classificação vermelha, automaticamente deverão entender e ter compreensão que a prioridade é o alto risco, pois a clínica não pode omitir socorro”.

Mesmo com a mudança, ainda será necessário fazer o agendamento prévio das castrações, que é realizado no dia 15 de cada mês. O tutor ou responsável precisa estar portando RG, CPF e comprovante de residência. A clínica está localizada na Rua Cícero Barbosa Maciel, 86, Boa Vista, e funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h.