Clínica de Reabilitação em Fisioterapia completa um ano de funcionamento com mais de 10 mil atendimentos

publicado: 16/03/2022 13h09,
última modificação: 16/03/2022 13h09

Do total de pessoas que utilizaram os serviços da unidade, 9.825 são adultos e 699 crianças

A Secretaria de Saúde de Belo Jardim está comemorando um ano de funcionamento da Clínica de Reabilitação Municipal José Elzamy Barros Torres com números expressivos. Neste período, o local realizou 10.524 atendimentos, dos quais 9.825 foram de adultos e 699 de crianças.

“Ficamos felizes em proporcionar à população de Belo Jardim mais uma opção de atendimento em saúde com excelência e qualidade. Esses números mostram que essa gestão, realmente, está construindo uma nova história para a cidade, cuidando das pessoas e investindo em estrutura e capacitação profissional”, disse a secretária municipal de Saúde, Aline Cordeiro.

De acordo com a secretaria, a clínica está equipada com itens modernos e atualizados para atender as necessidades da população adulto e infantil que necessita de fisioterapia por conta de problemas de saúde distintos. A pasta reforça, inclusive, que a unidade possui uma lista vasta para auxílio nas reabilitações nas modalidades de traumatologia e neurologia.

Entre os equipamentos que auxiliam na recuperação dos pacientes estão bolas de bobath (para exercícios de alongamentos e fortalecimentos), eletroestimuladores TENS (com efeito de analgesia), eletroestimuladores FES (com efeito de fortalecimento), ultrassom (anti-inflamatório), laser (com efeito de anti-inflamatório, analgesia e cicatrização de tecidos), balanços para treinamento de propriocepção, exercitadores de punho, faixas elásticas para alongamentos e fortalecimentos, e escada e barra paralela para treinamento de marcha.

A Clínica de Reabilitação Municipal José Elzamy Barros Torres está localizada na Rua Jornalista Silvino Lopes, no bairro Ayrton Maciel, e tem atendimento de fisioterapia para crianças e adultos. As consultas são marcadas seguindo as demandas do Sistema Único de Saúde (SUS), no qual os pacientes recebem encaminhamento para o tratamento de reabilitação.

A Secretaria de Saúde reforça que no mesmo prédio da Clínica de Reabilitação Municipal funciona também o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF-AB), responsável por trabalhar a interdisciplinaridade, do apoio a organização das unidades e do cuidado em saúde, a partir da integração e cooperação com as equipes de Atenção Básica.