Centro de Especialidades Odontológicas segue com atendimentos em Belo Jardim

publicado: 13/04/2021 12h45,
última modificação: 13/04/2021 12h45

Mesmo em meio à pandemia da COVID-19, os moradores de Belo Jardim têm tido acesso aos tratamentos de saúde bucal. Isso porque com o esforço da Secretaria de Saúde, os atendimentos no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) têm acontecido.

O CEO é referência em saúde bucal e faz parte do Programa “Brasil Sorridente” que proporciona tratamento odontológico especializado para a população sem custos. No local são oferecidas as seguintes especialidades: endodontia (tratamento de canal), Periodontia (cirurgias e tratamentos de doenças bucais que atingem gengiva e osso), cirurgia Bucomaxilofacial (extração de sisos e remoção de cistos), odontopediatria e pacientes com necessidades especiais. Além disso, também realiza atendimento de procedimentos básicos (restauração, limpeza e extração simples) para moradores de áreas de descobertas de saúde bucal.

O atendimento para o Centro de Especialidades Odontológicas acontece através de encaminhamento da equipe de saúde bucal da Atenção Básica, quando verificada a necessidade de um atendimento mais especializado. Quando não há consultório odontológico no posto de saúde da comunidade ou para atendimento especializado, a marcação para o CEO pode ser feita através do telefone (81) 3726.3115.

O CEO fica localizado na rua Valdemar Lima, s/nº, no Centro (em frente a padaria Colegial) e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. Às quartas também existe o “Saúde Trabalhador”, onde o atendimento é noturno e serve para atender a demanda das pessoas que não tem tempo de se consultar durante o dia.

Saúde Bucal nas unidades de saúde da família – Atualmente, a cidade de Belo Jardim conta com 11 equipes de saúde bucal atendendo nas equipes de saúde da família. São elas: Policlínica do Santo Antônio (duas equipes), Frei Damiao/Bela Vista, Tereza Mendonça, Cohab 1 (duas equipes), Cohab 2, Xucuru, Serra do Vento, Água Fria e Raiz.

Nos postos de saúde, os atendimentos realizados são de procedimentos básicos como restaurações, limpeza e extrações simples. A marcação deve ser feita diretamente na unidade de saúde que atende a localidade que o paciente mora.