Campanha de vacinação contra febre aftosa tem início nesta segunda-feira (15)

publicado: 15/04/2024 08h29,
última modificação: 16/04/2024 08h39

A Prefeitura de Belo Jardim, em parceria com a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), informa o início da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa. A venda das vacinas está disponível a partir desta segunda-feira (15) até o dia 30 de abril, nas casas veterinárias do município.

Os agricultores têm até o dia 15 de maio para realizar a declaração de vacinação nos escritórios da Adagro. Em Belo Jardim fica localizado no Centro Social Urbano, na Avenida Sebastião Rodrigues da Costa, bairro São Pedro. Esta declaração é essencial para que os agricultores possam negociar seus animais em feiras, garantindo a saúde do rebanho e demonstrando que os animais estão livres da doença, o que facilita as transações comerciais.

A febre aftosa é uma doença viral altamente contagiosa que afeta bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, suínos e outros animais com cascos fendidos. Transmitida facilmente pelo ar, água e alimentos, a gravidade da doença não está apenas nas mortes que pode ocasionar, mas também nos elevados prejuízos econômicos.

A rápida disseminação da doença leva à interdição das áreas afetadas, dificultando a produção de gado e a venda de carne. Por isso, a gestão municipal reforça a importância da vacinação e da declaração para manter a saúde do rebanho e garantir a segurança econômica dos agricultores belo-jardinenenses.