Caminhão Amigo do Peito oferece 150 mamografias gratuitas em Belo Jardim

publicado: 12/07/2023 11h40,
última modificação: 12/07/2023 11h40

A Secretaria de Saúde de Belo Jardim recebeu nos últimos dias a visita do “Caminhão Amigo do Peito”, uma iniciativa que visa oferecer mamografias gratuitas para as mulheres do município. O evento ocorreu nos dias 10 e 11 de julho e beneficiou diversas mulheres que aguardavam pelo exame na fila de espera.

O programa ofereceu um total de 150 mamografias gratuitas para mulheres acima de 40 anos, faixa etária em que é recomendado realizar o exame periodicamente como forma de prevenção ao câncer de mama. Para garantir que todas as mulheres contempladas tivessem acesso ao serviço, elas foram pré-agendadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

O “Caminhão Amigo do Peito” é um veículo especialmente equipado com os equipamentos necessários para a realização das mamografias. Com isso, foi possível levar o serviço até Belo Jardim, evitando que as mulheres precisassem se deslocar para outras cidades em busca do exame.

A cada dois meses, “Caminhão Amigo do Peito” retorna ao município, garantindo que mais mulheres tenham acesso ao exame de forma gratuita. A Secretaria de Saúde de Belo Jardim reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, ressaltando que a realização da mamografia regularmente é fundamental para a detecção precoce da doença.